Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.0/5 (357 votos)



ONLINE
2





Partilhe este Site...




Total de visitas: 118034

FOLICULITE

FOLICULITE




Muita gente não sabe e quando houve falar fica espantado e pergunta: o que é isso?

Foliculite é a inflamação dos folículos pilosos causado por bactérias do tipo estafilococos (staphilococus aureus).

As invasões bacterianas podem ocorrer espontaneamente ou através de excesso de umidade ou suor, raspagem dos pelos com lamina ou depilação por cera além de calças apertadas e atrito na pele.

A foliculite pode acometer adultos ou mesmo crianças, e acontece em qualquer área do corpo que tenha pelo, porém, é mais frequente na área de barba em homens e na mulher a área de maior incidência seria: coxa, virilha e axila.

As manifestações clinicas são:
Quando superficial:
A foliculite é caracterizada pela formação de pequenas pústulas no centro do folículo e a região ao redor discretamente avermelhada.

No caso de lesões mais profundas:
A foliculite é caracterizada por lesões elevadas e avermelhadas. Algumas etnias tem mais predisposição como é o caso de asiáticos, afro descendentes e com baixa imunidade.

Dependendo do grau inflamatório recomendamos a procura de um dermatologista que poderá após resultado de exames laboratoriais detectar qual o tipo de bactéria ou fungo que na região resida, podendo prescrever inclusive medicamentos nos casos de necessidade.

As diferenças entre pelo encravado e foliculite são a extensão e o quadro inflamatório, ou seja, o pelo encravado pode aparecer um ou dois espaçados e ao analisarmos veremos o pelo tentando sair, por isso encravado por não ter força de romper a camada superficial.