Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.0/5 (357 votos)



ONLINE
2





Partilhe este Site...




Total de visitas: 118048

O LADO BOM DA SOLIDÃO

O LADO BOM DA SOLIDÃO

DESCUBRA COMO DEIXAR A TRISTEZA DE LADO E ENCONTRAR EQUILÍBRIO ESPIRITUAL.

Separação, viuvez, distância dos familiares, ausência de amigos… Esses são apenas alguns motivos que podem levar à solidão. Mas estar só não é a única causa desse mal. Carência, baixa auto-estima e insegurança também são capazes de ocasionar esse isolamento.

Agora, pense por outro lado: são nesses momentos de solidão que você pode reflectir sobre a vida e recuperar a paz interior. Afinal, é na adversidade que encontramos respostas para nossas dúvidas.

OUTRO SENTIDO PARA A VIDA

“De repente, me vi perdida, sem rumo e, pior de tudo, sozinha”, relata Helena Freitas. “Depois da morte do marido, não encontrava sentido para viver”. Foi preciso um tempo para que Helena se reencontrasse e descobrisse que não estava só: “Tinha meus filhos e meus netos, e eles precisavam de mim. Percebi que ainda tinha muito a fazer pelas pessoas”. Foi assim, aos pouquinhos, que ela retomou sua vida. A sua mais nova missão é conduzir um grupo de catequese com crianças portadoras de deficiências. “Como tenho experiencia em casa, acredito que devo passar meu aprendizado adiante. Deus me deu essa tarefa, que hoje, encaro como um presente”, diz.

Assim como Helena, muitas pessoas se vêem carentes e sem perspectiva. Se você é uma delas, saiba que resgatar a auto-estima e recuperar o ânimo para seguir em frente é o primeiro passo para a mudança. Só assim será capaz de enfrentar seus medo e conseguir se relacionar novamente.

NA COMPANHIA DE DEUS

“Será que estou impedindo as pessoas de se aproximarem de mim? Faça essa pergunta a si mesma e reflicta. Muitas vezes criamos “muros” que nos impedem de conviver com os outros. Em vez disso, construa “pontes”: elas são o caminho mais fácil para alcançar a felicidade. Preste atenção neste outro exercício – quando se sentir só, diga a si mesma: “ Eu não estou sozinha, o Senhor está sempre comigo!”. Elevar seus pensamentos ao poder divino é uma forma valiosa de encontrar amparo nos momentos em que a solidão causa sofrimento.

Converse com Ele em suas orações e tenha esperança nas respostas, pois elas estão no seu quotidiano: na saudação que você recebe do vizinho, no sol que brilha todas as manhãs…

RETIRO DO CORPO E DA ALMA

Reserve um tempo para “se encontrar” e “encontrar a Deus”. Pense que essa fase pela qual está passando também tem esse objectivo. O que você pode tirar de bom disso tudo?
- Encontrar o perdão para a alma, ou seja, ficar em paz consigo mesma;
- Descobrir, com o silêncio, a serenidade de espírito;
- Recuperar sua fé e, consequentemente, a esperança. Aos poucos, você perceberá que fica mais fácil:
- Oferecer um abraço a quem ama;
- Retomar os planos para o futuro
- Desenvolver sua espiritualidade e seu equilíbrio.

BUSQUE SAÍDAS

Para vencer a solidão, é preciso encontrar motivações e transmitir aos outros o que há de bom em você. Veja a seguir, sugestões de como fazer:
- Recorra a alguém em quem confia e peça ajuda. Pode ser um vizinho, um amigo, um terapeuta. Essa é uma forma de colocar para fora seus medos e suas angústias.
- Participe de grupos. Você pode fazer bons amigos e ainda acalmar seu coração.
- Aproveite esse “fase de solidão” para reflectir sobre sua vida. Reveja suas ideias e, se possível, trace novas metas.
- Procure ter em mente que esse destino, que, muitas vezes, parece ser importo pela natureza, pode ser providência divina.
- Frequente cursos de artesanato ou qualquer outro que permita a você exercitar suas habilidades e conhecer pessoas.
- Eleve seu amor-próprio e não coloque barreiras que impeçam os outros de se aproximarem de você.


Para qualquer dúvida, envie um email para:
Sara_lima@live.com.pt